Dicas para fazer uma boa compra!

Olá tudo bem? Avaliando sobre qual marca de órgão comprar?

Confira nossas dicas e avalie nosso site - no canto direito - página inicial - criamos um icone feedback. É simples, rápido e nos impulsiona a criar novos materiais.

Se quiser, cadastre-se em nossa newsletters e participe de eventos e sorteios exclusivos.

Desde já, obrigado pela sua visita.

 

1º passo - Sobre as prioridades

Antes de iniciar a busca, defina o valor que pretende investir, se a compra será feita em sua cidade ou em outra e quais os pontos relevantes. Móvel, acabamento alto brilho ou fosco, recursos que o produto oferece, se será com registros manuais ou sons prontos, se pretende usar para tocar hinos ou outras partituras, quantidade de teclas (44, 49, 61 teclas), pedais (13, 20 ou 25 pedais) e qualidade.

2º passo - Escolhendo o modelo

Existem órgãos simples, intermediários e profissionais. Os simples geralmente não possuem edição, são indicados para iniciantes. Os intermediários, possui uma excelente relação custo beneficio e atendem professores e apaixonados por musica. Os profissionais além de possibilitar as edições, tem saída midi, acompanhamento com troca de harpegio, edita os sons prontos, controla os drawbars em conjuntos separados, potencia elevada e móvel alto padrão.

3º passo - Diferenciando o tipo de registração

O modelo pode ser com regulagem manual dos sons (drawbars) ou pronta (presets).

Quando o modelo possui registração Drawbar, o organista cria o som. Para isso basta puxar ou empurrar os registros identificados pelos números inteiros 16', 8', 4', 2' e 1' ou as frações 5 1/3', 2 2/3', 1 1/3' ou 1 3/5'. Estes números seguidos do simbolo ( ' ) representa a amplitude do registro, ou seja, se ele é grave, médio ou agudo. Leia sobre as frações e como elas desafinam o som caso o organista não saiba sobre registração.

Quando a registração é pronta de fábrica, basta selecionar o som desejado através dos botões identifficados: piano, pipe orgao, acordeon, violino entre outros. Esse termo presets é muito comum em órgãos que não tem os registros deslizantes (Drawbars). Eles costumam ser mais baratos, não tem tanta potência e são apropriados para curso de órgão popular.

Os órgãos com presets costumam ter uma peça dedicada que libera uma sequencia de sons prontos (midi) e usam a tecnologia similar a de um teclado portátil. Esses modelos tem bancos separados de sons por seção: teclados upper e lower e pedaleira. 

Há também modelos conjugados. São junções de órgãos com registros manuais (drawbars) e com presets. Estes modelos são atrativo em preço e principalmente para quem procura algo definitivo.

A caracteristica primária não altera de um modelo para outro, ou seja, o tamanho do móvel, com ou sem tampa, pedaleira de 13 ou mais notas etc. 

Saiba avaliar os pontos importantes antes de fazer a sua escolha. Órgãos são feitos para durar em média 10 anos quando bem cuidado e bem escolhido.

4º passo - Tipo de material utilizado:

Todos os órgãos são feitos com madeira, plástico e ferro. Os órgãos são compostos de:

móvel (madeira)

teclados (plástico, mola de aço, feltros e borracha)

alto falantes (aço e papelão)

pedaleira e pedal de expressão (molas de aço, madeira e plástico).  

5º passo - Tipos de madeira

Existem dois tipos de madeira:

Madeirado 1F (de 1 face) e Madeirado 2F (de 2 faces). A diferença é que o madeirado 2F garantirá que o tampo, esteira que cobre os teclados e outros itens não empenem com facilidade. Muitos órgãos com 1 ou 2 anos mostram a diferença da escolha. Além do tampo e da esteira é comum as banquetas ficarem com folga a ponto de forçar o cliente a trocar de produto em curto tempo.

7º passo - Tipos de fixação

Como o gabinete é feito de madeira, para fazer uma boa fixação os fabricantes utilizam:

  1. tiras de madeira;
  2. trapézio;
  3. cantoneira de aço;
  4. encaixes e cola apropriada.

As fabricas mais exigentes e experientes utilizam máquinas modernas que usinam as peças internamente garantindo encaixe, melhor colagem, nivelamento além de evitar vibrações por conta do potência do instrumento.

Confira sempre as dicas de uma compra perfeita. Continue contando com os serviços da soteclas.

Avalie ao comprar o seu órgão eletrônico novo ou usado se o móvel é firme e o alinhamento do painel, tampa traseira e frontal além da banqueta com ou sem almofada. Isso garantirá conforto nas horas de estudo.

Boa compra e aproveite para divulgar nosso site para seus amigos.

 

Preço e formas de pagamento

No momento a única forma disponivel que oferecemos é o cartão de crédito para venda parcelada em até 12 X iguais e boleto para pagamento à vista. Lembrando que a prazo o juros cobrado é pela administradora do cartão.

 

Principais exigencias:

As marcas que comercializamos tem respaldo quanto a assistência técnica, sem índice de reclame aqui por falta de solução e são empresas que estão evoluindo em tecnologia e processos de fabricação.

 

Procure tocar no instrumento antes de comprar

Exija uma banqueta que não balance e que caiba você nela.

Que o volume e os sons sejam suficientes para você treinar e tocar quando precisar

Que não seja barulhento (teclas, pedaleira e pedal de expressão)

Que o painel seja de fácil acesso. Quando a topologia é estudada, organistas se sentem mais confiantes em mexer e registrar.

Que os pedais não sejam extremamente duro. Ao pisar com os pés você não sinta dor com o tempo em razão da pressão da mola.

Que não esbarre o joelho embaixo dos teclados

 

Bons estudos!

Sobre a loja

Atuando no segmento de compra e venda de órgãos eletrônicos há quase 2 décadas, a Soteclas tem como objetivo principal a qualidade dos produtos comercializados e a seriedade em toda negociação. Todos os produtos que comercializamos da marca Yamaha e Roland são selecionados de particulares para particulares fora e dentro do Brasil. O que fazemos (importados): Compramos, restauramos e vendemos. Nossa especialidade é comercializar órgãos usados com aspecto de novo.

Pague com
  • PagHiper
Selos

Soteclas Comercio de Instrumentos Musicais - CNPJ: 32.204.616/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail